Reabilita pessoas com disfunções respiratórias e cardíacas, visando reduzir hospitalizações, diminuir sintomas como falta de ar e fadiga, além de melhorar a capacidade física e funcional e a qualidade de vida desses pacientes.
Benefícios
- A Fisioterapia Cardiorrespiratória é o tratamento não medicamentoso eficaz para reduzir hospitalizações, diminuir sintomas como falta de ar e fadiga, além de melhorar a tolerância ao exercício, a capacidade física e funcional, a qualidade de vida e psicológica de pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares, além de atuar na promoção da adesão de longo prazo e de comportamentos que melhoram a saúde.
Para quem é indicado
- As pessoas com disfunções cardiorrespiratórias, como: Pós covid-19, DPOC, Asma,Doença pulmonar intersticial, Fibrose Cística, Bronquiectasia, assim comoHipertensão Arterial, Insuficiência cardíaca, Valvopatias, Diabetes, doença arterialperiférica, entre outras disfunções dos sistemas cardiorrespiratórios.
Nossos serviços
- Avaliação fisioterapêutica respiratória e cardíaca
- Avaliação da musculatura respiratória
- Avaliação da capacidade funcional
- Treinamento de condicionamento físico
- Treinamento de fortalecimento muscular periférico
- Treinamento de fortalecimento e/ou resistência da musculatura respiratória
- Exercícios de flexibilidade e mobilidade
- Terapias de higiene brônquica
- Técnicas respiratórias
- Orientações em relação ao uso de oxigenoterapia
- Correções posturais visando favorecer a biomecânica respiratória
- Orientações e educação em saúde
Testes e avaliações
TESTE DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS (TC6’):
Sim! Aqui na ADDA temos Fisioterapeuta Cardiorrespiratória capacitada a realizar o Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6’).
Mas o que é o TC6’?
É um teste realizado apenas por fisioterapeuta cardiorrespiratório em um percurso de 30 metros, no qual o paciente irá andar o mais rápido que conseguir, sem correr, durante 6 minutos.
Para que serve?
- Avaliar a capacidade funcional (capacidade do indivíduo de realizar suas atividades do dia a dia);
- Investigar sintomas de pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares;
- Avaliar e direcionar intervenções, como uso de medicação e reabilitação pulmonar.
Antes, durante e após o teste, são coletadas as seguintes informações: saturação periférica de oxigênio, frequência cardíaca, pressão arterial, percepção dos sintomas de falta de ar e fadiga, e distância percorrida em metros.
Com a análise dessas informações, observa-se a normalidade ou não dos sintomas e calcula-se se o paciente atingiu a distância esperada para ele nas suas condições, de acordo com sua idade, gênero e IMC - distâncias baixas estão associadas a maior hospitalização, mortalidade e morbidade.
Um laudo com sua avaliação completa é encaminhado ao seu médico pneumologista para acompanhamento multidisciplinar.
Agende sua avaliação!
Outras especialidades
Carregando especialidades...