Cardiorrespiratória

A Fisioterapia Cardiorrespiratória é a especialidade responsável pela reabilitação de pessoas com disfunções respiratórias e cardíacas.Trata-se de uma intervenção abrangente que se baseia na avaliação completa e personalizada do paciente, para terapias de treinamento físico, funcional, educação e mudança de comportamento.

Benefícios

A Fisioterapia Cardiorrespiratória é o tratamento não medicamentoso eficaz para reduzir hospitalizações, diminuir sintomas como falta de ar e fadiga, além de melhorar a tolerância ao exercício, a capacidade física e funcional, a qualidade de vida e psicológica de pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares, além de atuar na promoção da adesão de longo prazo e de comportamentos que melhoram a saúde.

Pra quem é indicado

As pessoas com disfunções cardiorrespiratórias, como: Pós covid-19, DPOC, Asma,Doença pulmonar intersticial, Fibrose Cística, Bronquiectasia, assim comoHipertensão Arterial, Insuficiência cardíaca, Valvopatias, Diabetes, doença arterialperiférica, entre outras disfunções dos sistemas cardiorrespiratórios.

Nossos serviços

• Avaliação fisioterapêutica respiratória e cardíaca
  • Avaliação da musculatura respiratória
  • Avaliação da capacidade funcional
  • Treinamento de condicionamento físico
  • Treinamento de fortalecimento muscular periférico
  • Treinamento de fortalecimento e/ou resistência da musculatura respiratória
  • Exercícios de flexibilidade e mobilidade
  • Terapias de higiene brônquica
  • Técnicas respiratórias
  • Orientações em relação ao uso de oxigenoterapia
  • Correções posturais visando favorecer a biomecânica respiratória
  • Orientações e educação em saúde

Testes e avaliações

Teste de caminhada de 6 minutos (TC6’)

Sim! Aqui na ADDA temos Fisioterapeuta Cardiorrespiratória capacitada a realizar o Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6’).

Mas o que é o TC6’?

É um teste realizado apenas por fisioterapeuta cardiorrespiratório em um percurso de 30 metros, no qual o paciente irá andar o mais rápido que conseguir, sem correr, durante 6 minutos.

Para que serve?

• Avaliar a capacidade funcional (capacidade do indivíduo de realizar suas atividades do dia a dia);
  • Investigar sintomas de pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares;
  • Avaliar e direcionar intervenções, como uso de medicação e reabilitação pulmonar.

Antes, durante e após o teste, são coletadas as seguintes informações: saturação periférica de oxigênio, frequência cardíaca, pressão arterial, percepção dos sintomas de falta de ar e fadiga, e distância percorrida em metros.

Com a análise dessas informações, observa-se a normalidade ou não dos sintomas e calcula-se se o paciente atingiu a distância esperada para ele nas suas condições, de acordo com sua idade, gênero e IMC - distâncias baixas estão associadas a maior hospitalização, mortalidade e morbidade.

Um laudo com sua avaliação completa é encaminhado ao seu médico pneumologista para acompanhamento multidisciplinar.

Agende sua avaliação!

Outras especialidades